terça-feira, 12 de maio de 2015

XI - Congresso dos e das Estudantes da UERN reune cerca de 300 estudantes no Campus central (Release final)

Durante os dias 14, 15 e 16 de Maio de 2015 o DCE - UERN estará realizando a decima primeira edição do Congresso dos e das Estudantes da UERN, o congresso que é o maior espaço de discussão e  deliberação de estudantes da UERN. Após 5 anos sem ser realizado a gestão atual "agora mais do que nunca" se propõe a construção do congresso que promete construir uma nova cultura política no movimento estudantil da Universidade.

Antenado com os principais temas atualmente em debates, como, a reforma política, democratização dos meios de comunicação, LGTB, mulheres, negros (as) e cotistas e muitos outros, o congresso espera a participação de cerca de 300 estudantes de diversas regiões do estado, trazendo para discussão os problemas da universidade que serão debatidos no congresso.

Diversos ativistas, militantes, gestores e parlamentares são esperados neste congresso. São esperados diversos nomes na mesa de abertura, entre eles Mirelly Cardoso, Diretora de Universidades Públicas - União Nacional dos Estudantes (Entidade máxima do movimento estudantil). Também contaremos com a presença do Deputado Estadual Fernando Mineiro, Vereador de Natal Hugo Manso, secretaria de juventudes do governo do estado, Divaneide Basílio; Rodrigo Bico da Fundação Jose Augusto e Isolda Dantas da Secretaria Municipal de Cultura, Teresa Freire da Secretaria de Mulheres do Estado do RN, Ady Canario da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social da UFERSA e Conceição Dantas da coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres.

A programação inicia na noite de quinta,14/05 as 19 horas no ginásio da UERN, e segue ate dia 16 ao meio dia. Ainda no primeiro dia teremos um espaço de GDT - Grupo de discussão e trabalho onde o movimento estudantil organizado através dos centros acadêmicos irão discutir os problemas da UERN elaborando pauta de reivindicações a reitoria. Na sexta, teremos grandes debates como os da Reforma Política, assistência estudantil, democratização dos meios de comunicação e entre outros. 

Algo que chama atenção são os encontros auto - organizados de discussão e deliberação, são eles encontro de mulheres estudantes da UERN, encontro de negros (as) e cotistas, encontro de estudantes LGBT da UERN, encontro sobre acessibilidade inclusão social e encontro de estudantes da pauta anti-proibicionista. No sábado, as discussões serão mais internas onde sera entregue a gestão do DCE, escolha da comissão eleitoral, balanço de gestão e plenária final com ato politico de entrega da pauta de reivindicações dos estudantes da UERN para o próximo período. 

O CONEUERN ainda terá uma extensa programação cultural com apoio da Fundação Jose Augusto e da Secretaria de Cultura de Mossoró, na quinta quem anima o CONEUERN sera a Banda Rosa de Pedra e a Banda Subversos, na sexta as atrações serão Banda Utópicos, ACRUVIANA e DuSouto e o encontro ainda termina com uma feijoada com muito musica.

A Presidenta do DCE UERN - Lidiane Samara comenta "Esta sendo uma grande satisfação construir este congresso, o movimento estudantil da UERN precisa estar cada vez mais articulados com as pautas da universidade e da sociedade como um todo e este espaço permitira um amplo debate e discussões com inúmeros estudantes que participaram. Para Tasso Alves, estudante do 1º período de administração e militante do movimento estudantil Kizomba "Este é o espaço em que teremos condições de levar as diversas vozes dos estudantes para dizer o queremos, é tempo de mais assistência estudantil, e, tempo de dizer que queremos uma UERN afirmativa, agora mais do que nunca. Mallu Andrade, estudante do 1º período de ciências sociais e militante da Kizomba também comenta "Falar de uma UERN afirmativa: E dizer que queremos desde papel higiênico nos banheiros, queremos bolsas para entrar e permanecer, estrutura nas residências, restaurante universitário, transporte e muito mais". E nessa perspectiva que o CONEUERN se insere, o credenciamento começa as 17 horas de quinta, 14 e o evento e aberto a participação de todos e todas.